Produção Cigana
- Stela Patrocínio
- 11 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Você já ouviu falar no modelo de produção cigana de cervejas ou kombuchas?

Trata-se de uma forma de produzir sua bebida com sua marca, sem a necessidade de possuir uma fábrica. O que ocorre é que o dono da marca encomenda a fabricação do seu produto em uma planta fabril de um terceiro, já montada e registrada no MAPA, recebe o produto pronto e revende no mercado. Este modelo de negócio é muito interessante para o quem ainda não possui o investimento para abrir a própria fábrica ou então para quem quer validar seu produto/marca no mercado antes de partir para o investimento de construção de uma indústria.
E como funciona?
Funciona da seguinte forma: o dono da marca (cigano) precisa ter uma empresa, com CNPJ, porém esta empresa não precisa ser de fabricação de cerveja ou kombucha, ele pode ter o CNAE de distribuidor. Desta forma, ele encomenda a produção na fábrica terceira e a fábrica vende esta produção já embalada e com o rótulo da marca do cigano, a um preço melhor (pela quantidade encomendada). O cigano então revende este produto com sua margem. O rótulo vai com o registro do MAPA da fábrica, portanto, a responsabilidade técnica deste produto é 100% dela, e não do cigano.
Existem 2 formas de fazer uma produção cigana:
- você encomenda o produto e a fábrica produz e te entrega, ficando responsável por todo o processo (desde a compra de matéria prima e embalagens, passando pela produção e envase).
- você encomenda o produto, compra as matérias primas e embalagens e a fábrica produz e envasa.
Dentre estas duas formas, existem diferenças fiscais que podem e devem ser discutidas anteriormente com seu contador e posteriormente com a fábrica onde você vai encomendar sua fabricação.
Então aí vão algumas dicas:
- Contrate um bom contador, ele vai ser essencial neste processo;
- Faça um bom contrato com a fábrica para que não haja problemas na decorrência do processo e você fique na mão sem a sua produção; vale aqui também consultar um advogado;
- Pesquise, faça as contas e tenha certeza que o preço final compensa e que você vai colocar no mercado um produto com qualidade e preço competitivo.
Gostou deste conteúdo?
Então da um like
Olá Stela, meu nome é Fabio, tudo bem?
Vc conheceria algum produtor de Kombucha que aceita produzir a marca cigana? Grato