Afinal, o que é Kombucha, a bebida do momento?
- Stela Patrocínio
- 16 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão fiscalizador da produção em nível Nacional, Kombucha é a bebida fermentada obtida através da respiração aeróbia e fermentação anaeróbia do mosto obtido pela infusão ou extrato de Camellia sinensis e açúcares por cultura simbiótica de bactérias e leveduras microbiologicamente ativas (SCOBY).
Esta bebida levemente carbonatada e avinagrada é a nova descoberta dos pesquisadores sobre alimentação saudável, hoje conhecida como “elixir da vida”. Sua origem ainda é um tanto obscura, mas estudiosos datam de aproximadamente 2.000 anos atrás, na China, posteriormente difundida por um médico japonês chamado Kombu, o qual utilizava a bebida para tratamento dos seus pacientes, daí o nome da bebida: Kombu-chá.
Os microrganismos responsáveis pela fermentação da Kombucha encontram-se na S.C.O.B.Y. (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast), um disco marrom com aspecto de “panqueca” que abriga as leveduras responsáveis pela fermentação do açúcar (transformando em CO2 e álcool), vivendo em simbiose com bactérias, responsáveis por transformar este álcool em ácidos orgânicos, por isso o baixo ter de álcool na bebida. Estes microrganismos são os responsáveis pela característica probiótica da kombucha, pois eles colonizam o sistema digestivo e trazem diversos benefícios à saúde do consumidor.

Commentaires