top of page

Receita de kombucha caseira - testada e aprovada

Nem todo mundo sabe, mas eu também sou uma produtora de kombuchas caseiras. Digo caseira porque elas são realmente produzidas em minha casa, mas nem por isso são produções “caseiras” no sentido de terem um processo de produção rudimentar. Pelo contrário, eu prezo por cada detalhe, cada parâmetro e cada processo de boas práticas de fabricação para que o resultado seja uma bebida realmente saudável e segura.


Nesse tempo que venho me dedicando ao estudo da fermentação de chá, criei minha marca de kombucha que eu oferto para amigos e conhecidos próximos - a Raízen Kombucha. Ela está um pouco de lado nos últimos tempos, confesso, mas nem por isso meus estudos pararam no tempo.


Bom, mas o que eu queria falar mesmo é que, depois de muito testar e estudar, cheguei à uma receita básica que entrega um produto leve, refrescante e de uma forma geral, com certa estabilidade. E hoje eu resolvi que deveria dividir com todos que se interessarem, os que querem começar a produzir em casa, os que estão começando e estão meio perdidos com tanta informação desconexa e os que já fazem algum tempo, mas não estão tendo resultados satisfatórios. Então vamos lá:


A receita original, testada e aprovada por mim e pelos meus “clientes” é a seguinte:

Para cada 1 litro:

- 6 Gramas de chá verde. Eu uso o chá nacional Amaya, mas tem uns importados muito bons também. Vale investir na qualidade do chá, sua fermentação agradece.

- 60g de açúcar cristal (de preferência orgânico)

- 1 Litro de água fervida por 15 minutos, resfriada a 85°C

- 7 Minutos de infusão nesta água a 85°C


Resfria o chá até a temperatura ambiente (em torno de 25°C) e inocule um bom starter, um volume em torno de 10% e um SCOBY de 40g... pode ser pedaços também, não se apegue ao visual.


Pronto, agora aguarde a fermentação acontecer. Se tudo der certo, em torno de 7 dias a fermentação deve ter chego num ponto desejado (em temperatura em torno de 25°C). Vá experimentando e colha sua kombucha assim que lhe parecer agradável ao paladar.


Basicamente é isso, a técnica tradicional, natural e que dá muito certo para sua kombucha caseira.


Caso você ainda tenha dúvidas ou quer saber mais sobre os parâmetros, materiais, equipamentos, insumos e técnicas de Fermentação 1, Fermentação 2 e Maturação caseira, tenho um material bem completinho disponível online neste link.


Abraços e boas fermentações!

Comentários


Post: Blog2 Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

  • Facebook

©2020 por SP Brewing Academy. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page